PNH - HOTTES DE COZINHA: significado, para que servem, tipos, instalação e manutenção
23 Nov 2020

HOTTES DE COZINHA: significado, para que servem, tipos, instalação e manutenção

Atualmente é inconcebível montar uma cozinha sem incluir um exaustor, tal como montar uma cozinha profissional sem uma hotte. Os exaustores estão para as cozinhas domésticas, tal como as hottes estão para as cozinhas profissionais das áreas de restauração.

Se está no processo de equipar uma cozinha profissional para o sector Horeca, este artigo é para si. Saiba mais sobre este equipamento essencial para purificar o ar de uma cozinha.
 

O que quer dizer Hotte?

Qualquer cozinha necessita de ser ventilada, quer seja de forma natural com recurso a janelas, ou através de um sistema de ventilação. Nos ambientes de cozinhas profissionais, é obrigatória a existência de sistemas de ventilação mecânica que removam o ar viciado.

As hottes, também designadas por apanha-fumos, são um sistema de exaustão e extração profissional para cozinhas das áreas de hotelaria e restauração. Ou seja, numa linguagem mais coloquial, a palavra hotte significa um exaustor para uso a nível profissional.
 

Para que serve uma hotte?

Desempenhando um papel fundamental em qualquer cozinha profissional, as hottes servem para captar, filtrar e remover cheiros, vapores, fumos e gorduras provenientes da confeção dos alimentos.
As hottes proporcionam igualmente proteção contra incêndios e criam um ambiente de trabalho confortável, removendo calor e mantendo uma temperatura ambiente mais agradável.

A hotte deve ser colocada por cima do fogão e forno para evacuar, de imediato, o ar impuro e gorduras que estes produzem, permitindo que a cozinha se mantenha limpa. A não existência de um sistema de exaustão numa cozinha, além dos efeitos nefastos provocados pelas toxinas existentes no ar, leva a que as superfícies da mesma depressa se tornem sujas e engorduradas.
 

Tipos de hottes

Existem 2 tipos de hottes profissionais: hotte mural ou de parede e hotte central ou de ilha.
Dentro de cada tipologia, existem algumas variantes relativamente ao modelo/estrutura de construção. Nomeadamente, as hottes murais (de parede) podem ser retangulares ou inclinadas, enquanto as hotes centrais (de ilha) normalmente são retangulares ou quadradas.
 

Instalação e manutenção

As nossas hottes são de fácil e rápida instalação, podendo ser assembladas.
Os filtros destinam-se a recolher todo o tipo de gordura e sujidade pelo que, com o tempo, ficam bastante sujos. É conveniente uma limpeza frequente dos mesmos, no mínimo, de uma vez por semana, para funcionarem da forma mais eficaz possível.
 

Hottes produzidas na PNH

As hottes que fabricamos são construídas tendo em atenção a integração em cozinhas profissionais do sector Horeca. A sua construção é em aço inox adequado para a área alimentar, normalizadas e cuidadosamente testadas, de forma a otimizar o seu rendimento.

Devido à sua estrutura modular, caso a hotte pretendida seja de comprimento superior a 3 m, ela é fornecida em módulos de fácil ligação/união entre si.
Dentro da nossa gama de hottes, dispomos de modelos com e sem motor integrado (opcional).


Caso pretenda informação técnica ou solicitar uma proposta comercial, clique aqui.

Partilhe esta notícia